terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Curupira.

O acampamento ficava num buraco, aberto pela madeireira, na floresta amazônica. A escuridão, vinda das profundezas da mata, cercava o local e engolia a parca luz presente. O mal-estar, que chegou quase ao mesmo tempo a todos os trabalhadores, não era causado apenas pelo insuportável calor equatorial, tratava-se mais de uma estranha sensação de que alguém os observava. O ar, de repente, tornou-se denso. A inquietação e o nervosismo contagiaram a todos. Da floresta, ouviram-se assobios agudos que fizeram arrepiar os pelos até dos mais valentes. Nas árvores, uma agitação. No chão, galhos e folhas eram pisados. Ninguém via nada, mas a histeria coletiva espalhou-se e o acampamento transformou-se num retrato do inferno. Homens gritavam e corriam para todos os lados. O supervisor agitava freneticamente uma moto-serra para tentar se defender de ameaças invisíveis, mas acabou por mutilar alguns dos seus próprios companheiros. Alguém tropeçou e caiu com o pescoço sobre a ponta de um galho. A maioria, porém, correu de forma desorientada para a floresta e não conseguiu mais encontrar o caminho de volta. Mas foi com ceticismo que os guardas ouviram esta descrição dos acontecimentos. O relato vinha do único sobrevivente encontrado, 18 horas depois. O homem estava esgotado, confuso e com os olhos vidrados nas árvores. O que os guardas não viram, foi o motivo do olhar mesmerizado do homem. Camuflado na floresta, um pequeno ser de cabelos vermelhos e de pés virados para trás, sarcástico, sorria para ele com os seus afiados dentes verdes.

3 comentários:

Paulo Stenzel disse...

"Curupira" foi escrito ao som de "Kaiowas" - Sepultura.


Aviso a quem gosta de ouvir as músicas aqui apresentadas. Já que nem tudo se encontra no Youtube e que o LASTFM resolveu cobrar (mercenários). Aconselhos dois locais onde as músicas podem ser ouvidas de forma livre. Um é o velho conhecido de quem está no Twitter, o Blip: http://blip.fm/ Outro é um que eu tenho gostado bastante, é similar às rádios do LAST, mas é ainda mais simples e muito bom: GROOVESHARK: http://listen.grooveshark.com/

Divirtam-se.

Paulo Stenzel disse...

"É cousa sabida e pela boca de todos corre que há certos demônios, a que no Brasil chamam de Curupira, que acometem aos índios muitas vezes no mato, dão-lhes açoites, machucam-os e matam-os. São testemunhas disto os nossos irmãos, que viram algumas vezes os mortos por eles. Por isso, costumam os índios deixar em certo caminho que por ásperas brenhas vai ter ao interior das terras, no cume da mais alta montanha, quando por cá passam, penas de aves, abanadores, flechas e outras cousas semelhantes, como uma espécie de oblação, rogando fervorosamente aos Curupiras que não lhes façam mal.
(...)
Escrito em São Vicente, que é a última povoação dos Portugueses na Índia Brasileira, voltada para o Sul, no ano do Senhor 1560, no fim do mês de maio. O mínimo da Companhia de Jesus: José de Anchieta".

Anônimo disse...

Brutal.

Breath*